Grandes marcas em Projectos de Sensibilização Global.  

A concretização histórica do Acordo de Paris uniu nações e líderes mundiais numa causa que já merecia um momento desta grandeza e importância. O objectivo é global – controlo da temperatura do planeta – mas as políticas que cada região económica e estado a têm que implementar são locais e terão reflexo nas várias economias e no seu tecido empresarial. Este é mais um sinal de exigência para as empresas, a somar a uma crescente exigência do consumidor que valoriza, cada vez mais, o compromisso e contributo das marcas para as temáticas ambientais e sociais.

A responsabilidade e reporte obrigatório de Sustentabilidade também ganham por isso nova dinâmica. A única forma de controlo de KPIs passa pela obrigatoriedade de reporte para trato de dados oficiais, nacionais e internacionais. O Global Report Initiative vai ganhando maior relevância e importância. E as marcas responsáveis já o sabem…

Para comemorar o momento recordo um caso de referência apoiado e promovido por marcas como a Gucci, Yves Saint Laurent, Balenciaga, Fnac, entre outras. Em conjunto viabilizaram um projecto de sensibilização ambiental, completamente original.

Uma “pérola rara”, ousada, quando viajando pelo mundo inteiro, Yann Arthus-Bertrand captou imagens absolutamente únicas, produzindo um alerta universal sobre a temática ambiental, expondo uma beleza estética do nosso mundo e dos seus dilemas ambientais, num nível raramente vislumbrado. Home, produzido pelo conceituado Luc Besson, é mais que um filme documental, é uma abordagem tão bela e sofisticada quanto positiva que merece ser relembrada e revista, inúmeras vezes. Partilhado no Youtube, o filme não tem direito de autores por opção do criador, touché! – num projecto da Foundation GoodPlanet. Uma obra-prima de consciencialização, universal, a vários níveis.

Para quem aprecia, na linha das grandes questões da sustentabilidade, Yann Arthus Bertrand, brindou-nos mais recentemente, em 2015, com outra obra-prima. E teve na Google o seu principal apoiante, o que faz todo o sentido, quer pelo posicionamento, quer pelos valores, quer pela globalidade da marca.

Preparem-se para mais uma viagem dos sentidos, para os choques emocionais de preconceito, de convicções…de moralidade. Human É uma nova viagem única, desta vez à beleza chocante da diversidade humana e social do nosso mundo. Os padrões de excelência estética e plástica repetem-se mas também se renovam. A novidade está na arte de “pintar rostos” com uma câmara de filmar, capaz de extrair os mais íntimos sentimentos e relatos de vida de cada personagem desta história de tanta humanidade. As diferenças socioculturais de diferentes geografias em forma de exposição cinematográfica chegam a ser arrepiantes. Conhecer histórias e contextos tão dramáticos e tão belos. É a Diversidade, humana, cultural, social, numa nudez factual que nos enriquece, nos faz mais próximos e nos deve fazer reflectir.

Ponto comum na obra do autor é a riqueza deste mundo e a importância de o sabermos preservar, respeitando e elevando a coexistência pacífica e equilibrada da diferença.

São conteúdos muito ricos que podem inspirar a arte de sensibilizar e elevá-la a níveis superiores. Parabéns e obrigado às marcas que os apoiaram.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.