A responsabilidade social é de todos

Erica Macieira é Consultora Sénior da Lift Consulting e Responsável de Comunicação da Cáritas, da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados e da Make a Wish. É ainda voluntária da Amnistia Internacional e do Serve the City

Tenho a sorte de, e apesar de ser voluntária, a nível pessoal, em várias instituições, ter uma actividade profissional que me permite aliar ambas as coisas: comunicar e ajudar. Através do meu trabalho sinto que consigo também ajudar os outros, potenciando e comunicando as principais actividades de várias instituições de responsabilidade social, nas mais variadas áreas.

Caos. Indecisões. Pressão. Falta de tempo. Estes são alguns dos factores que assolam as sociedades actuais e que fazem com que as pessoas se isolem nas suas bolhas e estejam apenas focadas nas suas vidas pessoais e profissionais. É isto que faz com que nos esqueçamos dos outros. É isto que faz com que sejamos egoístas ao ponto de ignorarmos o sofrimento alheio. O sofrimento daqueles que vivem ao nosso lado ou que passam por nós todos os dias. Daquele senhor que toma o pequeno-almoço todos os dias à mesma hora no café, daquela senhora que passeia o cão todas as manhãs e daquelas pessoas que se sentam ao nosso lado no comboio ou passam de carro pela mesma fila de trânsito que nós todos os dias.

Leia o artigo na Ver.