Exposição “Os rostos do VIH hoje”

Cliente: Gilead

Inauguração da exposição "Os rostos do VIH hoje", na Assembleia da República.

O desafio era o de dar visibilidade às “pessoas que vivem com o VIH”, para marcar de forma diferente o Dia Mundial de Luta contra a Sida, e levar essa realidade tanto às instâncias máximas do país como ao cidadão comum. Por outro lado, era também importante dar voz e visibilidade às Associações que apoiam esses doentes – ao seu trabalho e necessidades a nível de apoio e tratamento universal - e dar “um rosto” às pessoas que vivem, hoje, com o VIH, concretizado numa “emoção”.

Para a concretização destes objetivos, a Wisdom concebeu e realizou uma exposição sobre a história do VIH desde os primeiros casos à atualidade; passando pela evolução dos tratamentos e pela esperança de vida. Nesta exposição é possível saber mais sobre o estado atual do VIH / Sida em Portugal através dos números mais atuais face às metas preconizadas pela ONUSIDA. Numa segunda parte da exposição, é dada voz a pessoas que vivem com o VIH.

A Cerimónia de Inauguração contou com a presença do Vice Presidente da AR, José Manuel Pureza, Com o Diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida e com o Diretor Geral de Saúde, Dr. Francisco George em representação do Ministro da Saúde e com a presença da grande maioria das Associações de Apoio a pessoas que vivem com o VIH, entre outros convidados.

A partir de Janeiro de 2016, a Exposição será itinerante (norte a sul de Portugal) e estará patente em Câmaras Municipais, estando prevista a criação de protocolos com escolas secundárias/universidades, promovendo as visitas de estudantes a partir dos 15/16 anos, e da população em geral.

Tools

  • Relações Públicas
  • Assessoria
  • Criatividade
  • Produção de Conteúdos e de Suportes.
A grande exposição mediática que esta iniciativa teve, sendo uma campanha de awareness, veio contribuir para elevar os níveis de conhecimento e de prevenção sobre a doença junto da população em geral. Agora que esta é uma doença crónica mas controlada, existem novos desafios a ter em conta em termos da saúde global das pessoas que vivem com VIH.

Em termos de execução, foi mesmo muito gratificante para a Wisdom. Foi particularmente desafiante construir os “rostos”, através de longas conversas, intimistas e muito pessoais, com cada uma das pessoas, para descobrir a sua história e identificar a emoção mais marcante. No final, com o fotógrafo Luis Carvalho, foi possível dar um “rosto” a cada uma dessas emoções. Foi uma experiência extraordinariamente enriquecedora que nos faz pensar que julgamos sempre demais e depressa de mais. As pessoas, todas, sem exceção, têm em si uma riqueza sem fim – a sua humanidade.