História

Da Bairro Alto ao Lift World

Tudo começou em 1993, quando foi constituída a Bairro Alto, consultora de comunicação e relações públicas, uma micro empresa de duas pessoas, com sede no coração de Lisboa, no bairro que lhe deu o nome.

Entre 1995 e 2005, a Bairro Alto transfere a sede da empresa para Cascais e duplica anualmente a dimensão, número de pessoas, Clientes e projetos de grande relevância. Clientes como Nutrinveste, Compal, Parmalat, Media Capital, Mastercard e TVI, assim como projetos como a Privatização da Tabaqueira, a disputa pelo controlo da TVI, o IPO da Novabase e da Media Capital, fizeram parte dos 10 primeiros anos de história desta empresa que, em 2005, deu origem à Lift Consulting, já como uma das cinco principais consultoras de comunicação portuguesas.

Desde 2005 e até 2009, a Lift Consulting apostou sobretudo em crescimento orgânico e na complementaridade de áreas de relações públicas, criando pela primeira vez em Portugal uma cultura de áreas de prática, que permitiu ter Clientes tão distintos como o Rock in Rio, a Visa ou a Fidelity. Foram também anos de primeiras experiências internacionais, com a afiliação exclusiva para Portugal à Burson-Marteller, uma das top 5 consultoras de comunicação mundiais.

A partir de 2009, a Lift Consulting iniciou a aposta numa estratégia de oferta integrada de serviços de marketing e comunicação. Como consequência, adquiriu a Frontpage (que, mais tarde, veio a fundir-se com a Lift Consulting) e criou a High Concept & Touch (já resultado da fusão das áreas de eventos da Lift e da Frontpage).

No ano seguinte, lançou a More (na altura, Up Digital), cobrindo todas as áreas de comunicação digital – web, mobile e redes sociais – e a Word Lab, especializada na produção de conteúdos. Ainda nesse ano, adquiriu a youzz, uma start up na área de influencer marketing e, até agora, a única empresa portuguesa a atuar neste segmento de mercado. Nesse mesmo ano, lançou ainda a Up News, o primeiro “Social Media Release” português. Este foi o ano em que nasceu o Lift World (na altura, Grupo Lift), na altura com cinco empresas: Lift Consulting, High, More, Word Lab e youzz.

No final de 2012 e início de 2013, o Grupo lançou a Plus para atuar na área de training e desenvolvimento de talento, comprou a consultora estratégica de comunicação Wisdom Consulting (na altura, Leadwide) e lançou a BrandCook, empresa especializada em design gráfico, constituída por uma das melhores e mais premiadas equipas portuguesas deste setor. A BrandCook assume-se, a partir do início de 2014, como uma empresa mais abrangente, acrescentando ao design a área de publicidade.

Depois de um ano de consolidação, 2014 é o ano de lançamento do Lift World, formalmente Lift SGPS, que passa a deter todas as participações do Grupo e adota um novo modelo organizacional – Modelo GT – que coloca a integração de disciplinas de comunicação e de marketing no centro da sua atividade.

No início de 2016, a Lift SGPS adquire uma empresa que vem complementar os serviços prestados pelo grupo: Big Fish – que atua na área da ativação de marca. No mesmo ano, a WOM passou a Youzz e deu-se o lançamento da empresa no Reino Unido e Brasil.